top of page

5 mulheres empreendedoras para você se inspirar

Quantas mulheres empreendedoras você conhece?


O Dia da Mulher nos dá a oportunidade de celebrar mulheres que ocupam todos os aspectos da nossa vida. Mas já parou para pensar nas mulheres inspiradoras que deixaram sua marca no mercado brasileiro?


Empreendedoras de sucesso, as mulheres tem demonstrado cada vez mais a sua força. De acordo com dados da GEM, o Brasil possui a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais. Também são maioria nos setores de comércio (52,95%), serviços (55%) e indústria (65,20%).


Se depender do exemplo delas, vai ser cada vez mais comum encontrar empreendedoras tocando grandes negócios.


Confira nossa seleção de 5 mulheres que servem de inspiração por sua determinação e competência na hora de inovar.



Luiza Trajano


Não podemos falar de mulheres empreendedoras sem falar dela, né? Nascida e criada em Franca (SP), a filha e sobrinha única aprendeu a inteligência emocional com a mãe e o empreendedorismo e o espírito de vendedora com a tia, também chamada Luiza. Somando valores como honestidade, sonho grande, generosidade e aprendizado constante, transformou a loja fundada pelos tios em uma das maiores varejistas do país: o Magazine Luiza.


Prestes a completar 70 anos, em outubro é inspiração para empreendedores do País inteiro. Especialmente para as mulheres. E ganhou ainda mais notoriedade ao ser considerada uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.




Cristina Junqueira


Um dos três fundadores da Nubank, o negócio que foi criado em 2013 em São Paulo, hoje é uma das maiores fintechs do Brasil.


A atual vice-presidente teve anos de experiencia na gestão de bancos tradicionais. Mas suas ideias inovadoras finalmente tiveram destaque quando ingressou na startup, que começou baseada no conceito de oferecer cartão de crédito sem taxas e comunicação direta com clientes.


Recentemente, Cristina fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a aparecer visivelmente grávida na capa da Forbes.




Bedy Yang


Com ascendência chinesa e origem paranaense, Bedy é uma das mulheres mais admiradas no movimento de startups no país. Ela viu sua grande oportunidade em intermediar empreendedores brasileiros com investidores americanos do Vale do Silício.


Bedy já investiu em empresas como Viva Real, Conta Azul, Descomplica, Ingresse, IDwall e muito mais. Na linha de frente da 500 Startups, a empreendedora controla os investimentos do fundo no Brasil e na América Latina.




Duília de Mello


Duília é uma astrônoma e astrofísica brasileira de reconhecimento internacional. Depois de ouvir que “astronomia não daria dinheiro”, que ela “não conseguiria emprego na área” e ainda que “morreria de fome”, ela seguiu seu sonho e foi estudar Astronomia na UFRJ.


Ela completou mestrado, doutorado e pós-doutorado na área e também é responsável por descobertas astronômicas, como a supernova SN1997D (uma espécie starburst).


Além de sua carreira acadêmica, é professora, pesquisadora da NASA, autora e fundou uma ONG chamada Mulher das Estrelas, que incentiva o interesse pela ciência nas escolas e incentiva crianças e jovens a descobrirem e usarem seus talentos na escolha da sua carreira.




Sandra Mattos


Sandra encontrou no empreendedorismo o seu lugar. Formada em Direito, trabalhou por anos como advogada, até que, frente aos desafios da maternidade, resolveu fazer uma mudança radical e pediu demissão.


A empreendedora então se juntou a seu marido, Arlindo David, e juntos criaram a empresa David&Mattos. Partindo de um início pequeno, apenas com um computador, telefone e FAX na sala de casa, o empreendimento prosperou. Hoje já conta com quase 30 anos de mercado e segue em destaque atendendo às maiores marcas do país.


Em sua jornada Sandra alcançou águas internacionais, levando a David&Mattos a empreender na Espanha, no mercado de brindes ecológicos. Durante esse período, formou parte da EVAP, associação que reivindica o papel feminino na economia.

Posts recentes

Ver tudo

Caneta Personalizada: O Brinde Ideal

Mesmo na era da tecnologia, a caneta ainda é um item indispensável para qualquer pessoa. Em campanhas promocionais não é diferente, dar como brinde uma caneta personalizada pode trazer vários benefíci

bottom of page